• Marcelo Pereira

Escalas parte 4 - Modo Frígio

Atualizado: Jun 17


Continuando com a série de posts sobre os modos gregos, hoje chegamos ao terceiro modo da escala maior, o modo Frígio.

Posts relacionados:

Escalas parte 1

Escalas parte 2 - Modo Jônio

Escalas parte 3 - Modo Dórico

O nome Frígio é o uma homenagem aos povos que viveram na região da Frígia.

Frígia era o nome da região centro-oeste na antiga Ásia Menor (Anatólia), na moderna Turquia, centrada no rio Sakarya (antigo rio Sangário ou Sangarios). Ali floresceu o Reino da Frígia, famoso por seus reis lendários que povoaram a era heroica da mitologia grega: Gordias, cujo nó górdio seria desatado por Alexandre, o Grande, Midas, que transformava em ouro tudo o que tocava, e Migdon, que lutou contra as amazonas. De acordo com a Ilíada, de Homero, os frígios eram grandes aliados dos troianos e participaram da Guerra de Troia contra os aqueus.

Em 133 a.C., o que restava da Frígia passou para o controle de Roma. A Frígia é mencionada também nos Atos dos Apóstolos como um dos lugares visitados por Paulo de Tarso e Silas na segunda viagem missionária de Paulo (Atos 16:6).

As tradições mais antigas da música grega derivam da Frígia, transmitidas pelas colônias gregas na Anatólia, incluindo o modo frígio, que era considerado o modo guerreiro na antiga música grega. O mítico rei Midas, do "toque de ouro", recebeu sua educação musical do próprio Orfeu de acordo com as lendas. Outra invenção musical frígia foi o aulo, o instrumento feito com dois caniços parecidos com uma flauta de pã.

Modo Frígio

É o terceiro modo grego. O modo frígio forma-se estabelecendo como tônica a terceira nota da escala diatônica, pode ser classificado como um modo menor.

Os intervalos que se formam serão: T b9 3m 4j 5j b6 7

Digitação D1 CE (dedo 1, corda E)

A aplicação prática para improvisação é sobre o terceiro grau do campo harmônico maior e sobre o acorde Xsus(b9) com a terça como nota evitada.


Nas apostilas do nível 2 e nível 3 encontraremos muitas outras digitações do modo frígio. Voltaremos a falar bastante sobre ele quando começarmos os posts do campo harmônico menor harmônico. Então trate de decorá-lo!

Pratique o modo frígio improvisando sobre a base abaixo.

#Escalas #Frígio #ModosGregos

485 visualizações

MP

© 2014 Marcelo Pereira. Todos os direitos reservados. 

  • YouTube ícone social
  • Facebook Social Icon