• Marcelo Pereira

Escalas parte 6 - Modo Mixolídio

Atualizado: Jun 17


Esta postagem faz parte da série "Escalas":

Escalas parte 1

Escalas parte 2 - modo Jônio

Escalas parte 3 - modo Dórico

Escalas parte 4 - modo Frígio

Escalas parte 5 - modo Lídio

5º (quinto) modo grego, não se perca! O modo Mixolídio é tocado sobre os acordes dominantes (acordes maiores com sétima menor) como por exemplo: C7, D7, E7, etc...

A sua configuração de intervalos é: T, 2M, 3M, 4j, 5j, 6 e 7. Logo, ele tem a tétrade do acorde dominante dentro da sua estrutura (Tônica, 3M - terça maior, 5j - quinta justa e 7 - sétima menor). Suas tensõe disponíveis são: 9 (nona maior), 4j (quarta justa) e 6 (sexta maior) ou 13 (décima terceira maior). Lembrando que a quarta justa, é a "nota evitada", ou seja, a nota que deve ser usada só como NOTA DE PASSAGEM e não como nota de REPOUSO.



Exemplo de mixolídio em F. (Fá mixolídio, quinto grau do tom de Bb maior).

Digitação D1 - CE (Dedo 1 corda E). Também conhecida como "digitação 3 notas por corda".

Digitação D2 - CA (Dedo 2 corda A). Exemplo em Sol mixolídio, G7, visto que a tônica está na casa 7 da corda A.

Digitação D2 CE ( Dedo 2 Corda E)

Existem alguns estilos musicais que são formados somente com acordes dominantes como por exemplo o "blues" norte-americano.

No futuro teremos post dedicados inteiramente ao blues, por hora podemos adiantar a estrutura básica do blues e aproveitar para praticar o modo mixolídio. Estrutura básica do blues:

Com esta fórmula, você pode montar um "blues" em qualquer tom. Utilize o modo mixolídio sobre os acordes dados para criar linhas de blues ou para improvisar. (Sobre A7 toque A mixolídio, sobre D7 toque D mixolídio, sobre E7 toque E mixolídio). Existem outras escalas e dicas que veremos futuramente, por enquanto tente utilizar somente o mixolídio, ok?


Por ser um modo misto, ou seja, é uma fusão da relação intervalar do modo lídio com o modo dórico, não teve mapa nem história da Grécia neste post. (droga, rsrsrs....)

Pratique improvisação usando mixolídio nos backing tracks abaixo:

G mixolídio

A mixolídio

#Escalas #Mixolídio #ModosGregos

0 visualização

MP

© 2014 Marcelo Pereira. Todos os direitos reservados. 

  • YouTube ícone social
  • Facebook Social Icon