• Marcelo Pereira

Escalas parte 7 - Modo Eólio

Atualizado: Jun 17


Esta postagem faz parte da série "Escalas"

Escalas parte 1

Escalas parte 2 - Jônio

Escalas parte 3 - Dórico

Escalas parte 4 - Frígio

Escalas parte 5 - Lídio

Escalas parte 6 - Mixolídio

Os eólios ou eólicos (em grego: Αἰολεῖς) foram uma das quatro tribos originais da Grécia Antiga, juntamente com os aqueus, jônios e dórios. Originalmente ocupavam-se da agricultura, e envolveram-se na colonização do litoral do mar Egeu. Seu nome teria se originado pela sua suposta descendência de Éolo, deus grego dos ventos (cujo pai, Heleno, era o patriarca mitológico de todos os helenos, isto é, os gregos). O possível lar original dos eólios seria a Macedônia Ocidental, em especial as áreas montanhosas a norte do rio Haliácmon. De lá eles teriam se deslocado rumo ao sul, para a Tessália, que foi totalmente ocupada. Por volta do segundo milênio a.C. seguiram-se ondas de migrações rumo às ilhas do noroeste do Egeu e para a Grécia meridional.

Apesar disto, um número significante de populações eólicas permaneceram em suas antigas terras e acabaram por compor a base dialetal das variantes tessália e beócia do grego antigo. Já nos novos territórios onde se instalaram desenvolveram a um alto grau sua cultura, ganhando reputação entre o restante dos gregos. A terra eólia permaneceu pouco alterada por milhares de anos.


Energia eólica é a energia que provém do vento.

O termo eólico vem do latim aeolicus, que pertence a Éolo, o deus dos ventos na mitologia grega. A energia eólica é utilizada desde a antiguidade para mover os barcos impulsionados por velas ou para fazer funcionar a engrenagem de moinhos, ao mover as suas pás.


Mas... e na música?


Na música, o modo Eólio corresponde ao 6º (sexto grau) do Campo Harmônico Maior Natural. Ou ao 1º (primeiro grau) do Campo Harmônico Menor Natural.

Devido aos seus intervalos, o modo eólio irá montar um acorde menor com sétima menor (Xm7), e terá como tensões disponíveis a 9 (nona maior), a 4j (quarta justa) e a b6 (sexta menor).

Modo Eólio digitação dedo 1, corda Mi. (D1-CE)

Observe a digitação sugerida.

Intervalos distribuídos no desenho

Pratique estas e as outras digitações do modo eólio que estão na nossa apostila de contrabaixo. É uma das digitações mais fáceis e que terá muita utilidade quando estudarmos músicas em "tons menores".

Aqui o baixista mostra a digitação dedo 1 na corda Lá (D1-CA)

Pratique o modo Eólio sob a base do vídeo. Crie bases e solos. Improvise!



#Escalas #Eólio #ModosGregos

917 visualizações

MP

© 2014 Marcelo Pereira. Todos os direitos reservados. 

  • YouTube ícone social
  • Facebook Social Icon