• Marcelo Pereira

Cadência 2-5-1 Maior e Menor

Atualizado: Jun 17


Leia também:

Campos Harmônicos parte 1

Campos Harmônicos parte 2

Cadência 5 - 1

As cadências são padrões harmônicos (clichês) que servem para provocar uma sensação de "movimento" na música. Um movimento provocado somente pelo uso estratégico de alguns acordes, um movimento harmônico. As cadências podem ser:

Cadência Perfeita

Cadência Imperfeita

Cadência Plagal

Cadência Deceptiva

Meia cadência

Para saber mais sobre as cadências acima, você pode ler aqui.

No post de hoje, vamos falar especificamente sobre as cadências 2-5-1.

As cadências 2-5-1 costumam ser escritas em números romanos (II - V - I) quando fazemos o estudo de Harmonia Funcional sobre os acordes de uma determinada música. Elas se dividem em maior e menor.


Cadência IIm7 - V7 - I7M (II - V - I Maior).

É uma cadência formada pelos graus de um campo harmônico maior. Logo é uma cadência que prepara um acorde maior.

Campo Harmônico Maior Natural. Análise com números romanos.

I7M - IIm7 - IIIm7 - IV7M - V7 - VIm7 - VIIm7(b5)

Exemplo - campo harmônico de C (Dó maior)

C7M - Dm7 - Em7 -F7M - G7 - Am7 - Bm7(b5)

Perceba que ao separarmos os graus pedidos (IIm7, V7 e I7M), obteremos dentro do campo harmônico de C os acordes:

Dm7- G7 - C7M

Temos então a cadência II V I de Dó, como costuma-se dizer. Esta regra se aplica parta qualquer acorde maior em qualquer tonalidade.

Cadência IIm7(b5) - V7 - Im7 (II - V - I Menor).

É uma cadência formada pelos graus de um campo harmônico menor. Logo, é uma cadência que prepara um acorde menor.

Ao contrário do campo harmônico maior, que é somente uma configuração, o campo harmônico menor se divide em três:


Menor Natural:

Im7 - IIm7(b5) -bIII7M - IVm7 - Vm7 - bVI7M - bVII7

Menor Harmônico:

Im7M - IIm7(b5) -bIII7M(#5) - IVm7 - V7 - bVI7M - VIIº

Menor Melódico:

Im7M - IIm7 -bIII7M(#5) - IV7 - V7 - VIm7(b5) - VIIm7(b5)

O campo harmônico acima em Am (lá menor):

Menor Natural - Campo Harmônico de Am Natural (lá menor natural)

Am7 - Bm7(b5) - C7M - Dm7 - Em7 - F7M - G7

Menor Harmônico - Campo Harmônico de Am Harmônico (lá menor harmônico)

Am7M - Bm7(b5) - C7M(#5) - Dm7 - E7 - F7M - G#º

Menor Melódico - Campo Harmônico de Am Melódico (lá menor melódico)

Am7M - Bm7 - C7M(#5) - D7 - E7 - F#m7(b5) - G#m7(b5)

Ao isolarmos os graus II - V - I para a cadência menor, usamos os seguintes graus:

- IIm7(b5) encontrados no menor natural e harmônico

- V7 encontrados no menor harmônico e melódico

- Im7 encontrado no menor natural

A cadência II -V -I para Am fica:

Bm7(b5) - E7 - Am7

Estudando cadências com os ciclos simétricos.

Os ciclos são combinações para facilitar o estudo de arpejos, escalas, cadências, etc. Podem ser ciclos de quartas, de quintas, etc.

Abaixo, algumas imagens do livro "Creative Force" do guitarrista norte-americano Pat Martino.

Fiz uma apostila para que o estudante pratique as cadências em diversas combinações dos ciclos simétricos. Dessa maneira, você estudará sempre todos os tons aprimorando a sua memória, a sua velocidade de execução e sua musicalidade. Pratique lendo as harmonias juntamente com o áudio para "forçar" a memorização.

Sugiro usar o aplicativo Chordbot Lite para escrever os acordes e se acompanhar.

Os estudantes intermediários poderão praticar:

Arpejos

Combinações de arpejos (T357, 35T7, 573T, etc...)

Levadas de samba, samba jazz e bossa-nova.


Os estudantes avançados, além das sugestões acima, poderão praticar:

Escalas para improvisação.

Frases para 2-5-1.

Improvisação.


Baixe a apostila, imprima, encaderne e pratique.

Agora é com você!


A apostila está disponível aqui.


#Campoharmônico #Cadências #Apostila #ebook #Improvisação

9,190 visualizações

MP

© 2014 Marcelo Pereira. Todos os direitos reservados. 

  • YouTube ícone social
  • Facebook Social Icon