• Marcelo Pereira

Formação de Acordes parte 3 -Tensões Disponíveis

Atualizado: Jun 17





Leia também

Formação de Acordes parte 1 - Tríades

Formação de Acordes parte 2 - Tétrades


"Tensões disponíveis" ou "extensões disponíveis" são as notas da escala que não entraram na formação do acorde, mas estão disponíveis caso o músico queira usá-las para "embelezar" ou dar um ar mais "sofisticado" ao acorde. São as nonas (9, b9 e #9), as quartas ou décimas primeiras (4 ou 11 e #4 ou #11) e as sextas ou décimas terceiras (6 ou 13 e b6 ou b13).

Primeiro pegamos uma escala qualquer e separamos as notas que formam os acordes. Lembre-se que as notas que formam os acordes são as tônicas, as terças, as quintas e as sétimas.


ACORDE!!!!

No exemplo acima, separamos em azul as notas que formarão os acordes.

A combinação das notas C, E, G e B formarão o acorde de C7M.

Em branco "sobraram" as notas das colunas 2, 4 e 6. Estas notas não são necessárias para a formação do acorde, porém, estão à disposição do músico para adicioná-las se ele julgar interessante.

Quando ultrapassamos uma oitava, as tensões ganham outros "números".

Se a escala for C - D - E - F - G - A - B - C - D - E - F - G - A - B - C etc. a segunda nota passará a se chamar nona, por causa da sua posição contando do primeiro C, a quarta passará a se chamar décima primeira e a sexta passará a se chamar décima terceira. Macete: "o que era par vira ímpar".

NONAS


Por ficar muito próximo da tônica do acorde, dificilmente usamos o intervalo de segunda (2) na construção de um acorde e na sua cifra, mas usamos ele uma oitava acima como nona (9).

As nonas podem ser menores, maiores e aumentadas.

Posição no braço do instrumento.


Posição das nonas uma oitava acima.

QUARTAS


A quarta (4) pode ser utilizada como quarta mesmo ou uma oitava acima como décima primeira (11), dependendo do efeito que o músico pretende utilizar no acorde. As quartas podem ser diminutas, justas ou aumentadas.

Posição no braço do instrumento.

SEXTAS

Assim como a quarta, a sexta também pode ser utilizada como sexta (6), ou seja, dentro da primeira oitava, ou como décima terceira (13), a sexta uma oitava acima.

Posição no braço do instrumento.

Pratique tocando os arpejos dos acordes abaixo.

#Campoharmônico #Escalas #Harmonia #Formaçãodeacordes #Tensões #Extensões #Nona #Décimaprimeira #DécimaTerceira #Quarta #Sexta #Improvisação

0 visualização

MP

© 2014 Marcelo Pereira. Todos os direitos reservados. 

  • YouTube ícone social
  • Facebook Social Icon