Marcelo Pereira
Campos Harmônicos - parte 3 (Menor Harmônico)
Atualizado: 17 de jun. de 2020

Posts relacionados:
Continuando a nossa série de posts sobre campos harmônicos, hoje estudaremos o Menor Harmônico. Ele é formado pelos acordes possíveis de serem montados, usando a Escala Menor Harmônica. Primeiro vamos a ela:
Escala Menor Harmônica
Pegamos o primeiro grau da Escala Menor Natural (modo Eólio). No exemplo em Am, a escala fica assim:


Para transformarmos a escala Menor Natural em escala Menor Harmônica precisamos fazer somente uma alteração. O sétimo grau da escala deverá ser aumentado em meio tom. No nosso exemplo o sétimo grau é a nota G, então vamos substituí-lo por G#.


A formação do Campo Harmônico Menor Harmônico segue as mesmas regras de empilhamento de terças que já vimos no Campo Harmônico Menor Natural, então primeiramente, vamos identificar onde a nota G aparece no Menor Natural.

Vamos separar somente os acordes onde a nota G apareceu como uma nota dos arpejos, ou seja, como tônica, terça, quinta ou sétima:

Quando transformarmos a escala Menor Natural em Menor Harmônica, estes serão os acordes que sofrerão alteração. Os demais acordes permanecerão iguais, logo:

Então temos o:
Campo Harmônico Menor Harmônico

Observe que agora nós temos um dominante no quinto grau (E7) dentro do nosso C.H., o que caracteriza um dominante primário. Enquanto estávamos em Am natural o quinto grau (Vm7) era um acorde menor (Em7). A utilidade disso você pode conferir em:
O estudo de campos harmônicos nos ajudam a analisar músicas, a compor músicas, a criar arranjos, a estudar improvisação e principalmente decorar músicas! Sabendo os graus dos campos harmônicos você poderá tocar uma música em qualquer tom, portanto você deve praticar o C.H. Menor Harmônico em todos os tons.
O estudo dos modos gregos originados do CH menor harmônico fica para um próximo post, agora pratique.
Exercícios:
1 – Em uma folha de papel, construa o C.H. menor harmônico em todos os tons, você pode usar o ciclo de quartas (Cm, Fm, Bbm, Ebm, Abm, etc...).
2 – Toque todos os arpejos, em todas as digitações que você puder.
3 – Monte os acordes.
No vídeo abaixo, o prof. ensina a escala de Cm harmônico.