• Marcelo Pereira

Dicas de Estudo

Atualizado: Set 16


O estudo musical se divide em vários assuntos.

Além do estudo das técnicas específicas do seu instrumento, precisamos manter uma prática constante (manutenção), procurar aperfeiçoamento, informação e ainda precisamos nos dedicar à teoria musical, ao estudo de harmonia, ritmos, improvisação, repertório, etc... E se a sua intenção for se tornar um músico profissional, um professor de música, ou trabalhar na área de produção musical, gravação, etc... Pode incluir na sua lista o estudo de línguas estrangeiras (principalmente o inglês, afinal você pode encontrar toneladas de informação sobre música na internet e é claro, se você pretende um dia se aventurar a tocar no exterior), saber mexer bem em pelo menos um software de gravação e edição de áudio, as famosas DAWs (Digital Audio Workstations - estações de trabalho digitais), Pro Tools, Logic Pro, Ableton Live, Cubase, etc... E ainda, para abrir o seu leque de possibilidades para trabalhar em estúdios e/ou produzir outros artistas, você deve dominar algum software de Edição de Partituras (Finale, Sibelius, Encore, etc...) para escrever as suas composições/estudos/arranjos, para você ou para outros artistas. Ufa! Mas... E como encontrar tempo para tudo isso?!


A resposta é uma só: Organização.

Organizar o seu tempo, planejar, administrar, chame como você quiser, mas a verdade é que o organizado sempre tem tempo para fazer o que gosta, o desorganizado nunca tem tempo para nada. O sujeito vai sair de carro mas não sabe onde largou a chave, vai tocar e esqueceu o cabo, tem que estudar mas não anotou o que era para fazer, etc, etc... Quando somos desorganizados, tudo fica mais difícil, então começamos a adquirir o hábito de procrastinar as coisas, é importante aprender a parar de procrastinar! Então na verdade as nossas dicas de estudo de hoje estão relacionadas à dicas de organização e planejamento.


Agendar horários de estudo

Você pode (e deve!) organizar os seus horários de estudo. Pegue uma folha de papel e descubra quais são os dias e horários que você tem um tempo livre e INVISTA neste tempo! Investir não significa só dinheiro, mas sim, investir em conhecimento, em saúde, em desenvolvimento. A música faz parte de tudo isso sabia? Tocar um instrumento beneficia o seu cérebro, saiba mais.

O Google tem várias ferramentas úteis e gratuitas que podem ajudar. Se você não gosta das velhas e confiáveis agendas de papel (o sujeito perde a agenda!), você pode considerar o uso por exemplo, do Google Agenda.

Outra ferramenta que eu gosto bastante é do Google Keep, ele é mais simples e ágil que o Google Agenda e ajuda a organizar as coisas, além de sincronizar em qualquer dispositivo.

Dentro do planejamento de horários, você pode também já definir o que vai estudar, por exemplo: Segunda-feira vou estudar um pouco de técnica, terça, vou estudar teoria, etc...


Local de estudo

Depois de definidos os seus dias e horários de estudo, é hora de ter um lugar só seu, sem ninguém por perto para te distrair. Desligue o celular, feche todas as abas do seu navegador, se você tem pouco tempo, ele é precioso e deve ser valorizado. Se possível, limpo e organizado.


Deixe o instrumento fora do case.

Sim, é verdade, isso funciona! Até o cara

abrir o case para pegar o baixo ele já se distraiu! Foi na geladeira, foi ver os gols da rodada, foi mandar piada no Whatsapp, é claro que não vai ter tempo! O bom é deixar o instrumento em uma estante própria​ para ele, e sempre que você passar por ele você pode tocar um pouco, ou ficar com vontade de tocar, o que gera uma grande motivação.





Deixe um cabo plugado no amplificador.

O baixo já está ali, o cabo já está ali, é só sentar e tocar. Se for procurar cabo, é claro que o desorganizado não sabe onde deixou, provavelmente esqueceu no ensaio e é claro que vai falar para todo mundo que foi roubado! A melhor dica é deixar o cabo junto do seu amplificador, torna tudo mais fácil e prático. A outra opção é perguntar para a sua mulher se ela sabe onde está o cabo (não recomendado), talvez ela esteja de mal humor...







Use fones

Este item não é obrigatório, mas como muita gente mora em

apartamento ou se você ainda está aprendendo a tocar, é recomendável o uso de fone. Se você tiver que tocar aquela frase diversas vezes ou aquele slap que não está saindo perfeito, os seus parentes podem achar que você os está torturando (ingratos!), o fone é uma solução. Existem diversos tipos no mercado, inclusive alguns são baratos e com boa qualidade de graves. Muitos amplificadores vêm com entrada p10 para fones, basta você comprar um adaptador p10 - p2 e você pode usar o seu fone do celular.


Estante de partituras e apoio para os pés

Já que vamos nos organizar vale a pena investir nestes dois itens. Você pode deixar as suas partituras já na estante prontas para o ataque e se você tem dores nas costas, o apoio para os pés ajuda a manter uma posição correta.






Agora é só tocar!

Dá uma animada né!


Outras dicas

Como são muitas as escalas, os arpejos, o repertório, etc. Muita gente se preocupa, mas eu tenho que saber em todos os tons? A resposta é: Sim. Por que não? Mas você não precisa tocar todos os tons em uma semana, você pode dividir os tons por semana. Essa semana vou estudar tudo que eu sei em Sol maior, semana que vem em Lá maior, etc... Mesma coisa com ritmos, esta semana vou transformar estes temas em reggae, semana que vem em samba, etc. Outra dica ainda que é muito importante. Tente compor alguma coisa. Se tem alguma dificuldade técnica, faça uma música com essa dificuldade. Isso vai formando um repertório pessoal e vai praticando a composição, que também é algo que é bom exercitar.


Foco

Mantenha-se focado. Pouco tempo de estudo focado vale mais que muito tempo de estudo cheio de distrações. Existem várias técnicas para nos ajudar a manter o foco. Uma delas que eu recomendo é a Técnica Pomodoro. Deixei um vídeo abaixo explicando melhor a técnica, também faço uso deste aplicativo, o Pomodoro Timer.


Inglês

Não tem tempo/dinheiro para estudar inglês? Existem muitas ferramentas na internet. Recomendo o Duolingo.


Aplicativos

Já fiz um post sobre aplicativos aqui no blog, eles são muito úteis se você perde muito tempo em deslocamentos para o trabalho, em filas, etc. Eu indico este aqui de percepção musical. O Ouvido Perfeito.

Agora veja os vídeos abaixo e tente aplicar algumas destas dicas. Espero ter ajudado! Se você conhece mais algumas, deixe nos comentários e mãos à obra!

Técnica Pomodoro

Parar de Procrastinar

#Estudar #Dicas

313 visualizações

MP

© 2014 Marcelo Pereira. Todos os direitos reservados. 

  • YouTube ícone social
  • Facebook Social Icon