• Marcelo Pereira

Modulação

Atualizado: Jun 17


Posts relacionados:

Campos Harmônicos parte 1​

O assunto de hoje é modulação. Modulação é quando precisamos tocar uma música em outro tom ou em uma outra tonalidade. Em música popular é muito importante sabermos fazer a modulação de uma música para um tom qualquer. Muitas vezes, a música acaba soando melhor em um determinado tom do que em outro, devido às características dos instrumentos que vão executá-la. Cada instrumento tem uma área onde o seu registro de timbre é mais forte ou mais agradável. Um exemplo melhor ainda é o cantor ou cantora, que poderá passar para a banda se o tom desta música deve subir ou descer para encaixar melhor o seu registro vocal, ou seja, para que fique em uma altura confortável para o cantor ou cantora.

A modulação será uma tarefa fácil uma vez que saibamos as escalas e os campos harmônicos, assim, basta transportá-los para o novo tom, no post de hoje falaremos sobre transportar os acordes da música para a nova tonalidade, o transporte da harmonia.

Para ilustrarmos, vamos pegar como base um trecho da harmonia da música “Asa Branca” – (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira)

Se abrirmos o campo harmônico de Dó maior, encontraremos a "posição" destes acordes dentro do campo harmônico e a estas "posições" daremos o nome de graus.

Vamos retirar as sétimas e ficar somente com as tríades, mas vamos manter a sétima do quinto grau que é o sol, pois a nossa música de exemplo tem justamente este acorde, G7.

Agora vamos relacionar os acordes da música com os números romanos correspondentes, quando fazemos isto, estamos identificando os graus que estes acordes ocupam no Campo Harmônico e como eles estão distribuídos na harmonia da música.

Como o dó é o primeiro grau do seu Campo Harmônico, todos os compassos onde estava o Dó maior marcamos com o seu número romano correspondente, no caso (I). Fazemos isto com todos os outros acordes: Fá maior - quarto grau (IV) e Sol maior com sétima menor - quinto grau (G7).

Após fazermos esta análise, estamos prontos para fazer a modulação da harmonia para qualquer tonalidade que quisermos. Vamos mudar o tom da música de Dó maior para Sol maior , por exemplo.

Primeiro vamos lembrar o Campo Harmônico maior de Sol e para acelerar, já vamos montá-lo só com tríades e manter a sétima somente no quinto grau, como fizemos anteriormente.

Agora é só substituir os acordes pelos graus correspondentes dentro da música: o Sol maior (G) agora é o primeiro grau (I), Dó maior (C) agora é o quarto grau (IV) e Ré maior com sétima menor (D7) agora ocupa o quinto grau (V7). Fazendo a substituição dos acordes temos a modulação para o tom de Sol maior.

Para praticar o ideal é escolher músicas com harmonias simples, depois você deve escolher músicas que contenham cadências 5 - 1, cadências 2 - 5 - 1, músicas em tons menores, etc. Mas a lógica será sempre a mesma, primeiro faça a análise em graus usando os Campos Harmônicos e depois é só substituir.

Forte abraço e bons estudos!

#Harmonia #Campoharmônico #Formaçãodeacordes

191 visualizações

MP

© 2014 Marcelo Pereira. Todos os direitos reservados. 

  • YouTube ícone social
  • Facebook Social Icon