• Marcelo Pereira

C7M - Frase #3

Atualizado: Jun 17


Adaptação de frases melódicas do livro Bebop Bible de Les Wise.

Para ver o livro completo no Scribd clique aqui.

A frase de hoje começa subindo a escala diatonicamente, ou seja sem nenhuma nota estranha à escala, a partir da fundamental (dó), passando pela segunda maior (ré), terça maior (mi), pulando propositalmente o intervalo de quarta (fá) e indo direto para quinta justa (sol). Com este salto sobre a quarta, o modo grego utilizado não fica caracterizado nem como Jônio, nem como Lídio, mas utiliza todos os outros intervalos que são iguais entre estes dois modos.

No terceiro tempo do primeiro compasso, surge uma nota de aproximação cromática (lá sustenido) para a sétima maior (si). Segue a frase diatonicamente para a oitava (dó) e então o compasso termina com um intervalo estranho aos modos Jônio e Lídio, que é a sexta menor (lá bemol). Esta nota pode ser analisada como sendo pertencente à Escala Bebop sobre acordes maiores com sétima maior (modo Jônio acrescido de quinta aumentada), cuja configuração é - T 2M 3M 4j 5j (#5) 6 7M, sendo o intervalo de quinta aumentada (sol sustenido) encarado ENARMONICAMENTE como sexta menor (lá bemol) a fim de facilitar a leitura.

O segundo compasso é formado somente por notas diatônicas ao acorde, em sentido descendente, onde novamente observamos o intervalo de quarta sendo evitado e terminando na tônica.

Não deixe de praticar usando as dicas do vídeo da Frase #1.

Forte abraço e bons estudos!

#Bebop #improvisação #Frases

76 visualizações

MP

© 2014 Marcelo Pereira. Todos os direitos reservados. 

  • YouTube ícone social
  • Facebook Social Icon