• Marcelo Pereira

Ritmo - parte 4. Notas pontuadas.

Atualizado: Jun 17


Posts relacionados

Ritmo - parte 1

Ritmo - parte 2

Ritmo - parte 3

Nota pontuada é o nome da figura rítmica seguida de um pequeno ponto que chamamos de ponto de aumento. Ele é sempre escrito à direita da figura rítmica, seja ela uma nota (valor positivo) ou uma pausa (valor negativo). Este ponto indica uma mudança no valor da figura rítmica.

A nota pontuada será a o valor da nota mais a metade do valor dela.

Primeiro, vamos nos lembrar das figuras rítmicas

Lembre-se que algumas figuras se diferem pela quantidade de colchetes.

Este tipo de figura rítmica é ligada pelo colchete, para facilitar a leitura.

As combinações entre colcheias e semicolcheias são identificadas pela posição da colcheia entre as semicolcheias.

Algumas vezes será necessário um valor diferente para identificar qual é o tempo que a nota ou pausa deverá ficar soando, logo surge a necessidade de mudarmos o valor das figuras rítmicas já conhecidas. A nota pontuada é um dos recursos mais usados para mudarmos estes valores de uma forma que a leitura fique fácil. Como já foi dito acima, a nota pontuada é o valor da figura mais a metade dela!

No exemplo acima, vemos que uma semibreve pontuada é o equivalente a uma semibreve mais a metade do valor dela, que corresponde a uma mínima, resultando em seis tempos, depois temos uma mínima pontuada que é o equivalente a uma mínima mais a metade dela, que corresponde a uma semínima, resultando em três tempos, depois temos uma semínima pontuada que equivale a uma semínima mais a metade do valor dela, que corresponde a uma colcheia, resultando em um tempo e meio.

Poderíamos também analisar uma semínima pontuada como a soma de três colcheias.

Para entender rapidamente o conceito, nada melhor do que a prática do solfejo rítmico, que é "cantar" as divisões escritas e assim ir memorizando o valor de cada símbolo.

Pratique o solfejo rítmico com os vídeos abaixo. Forte abraço e bons estudos!

#Ritmo #NotasPontuadas #PontodeAumento

1,358 visualizações

MP

© 2014 Marcelo Pereira. Todos os direitos reservados. 

  • YouTube ícone social
  • Facebook Social Icon