• Marcelo Pereira

C7M - Frase #9

Atualizado: Jun 17


Adaptação de frases melódicas do livro Bebop Bible de Les Wise.

Para ver o livro completo no Scribd clique aqui.

Lista de frases

A frase de hoje é bem curta, construída em um único compasso quatro por quatro.

Partindo da fundamental (dó), segue em sentido ascendente usando a figura rítmica conhecida como tercina (um tempo dividido em três partes exatamente iguais). Dentro da tercina, a primeira nota é uma nota de aproximação cromática (ré sustenido) para a terça maior (mi), aliás, este é um recurso muito comum no jazz e no blues, aproximar a terça maior cromaticamente. Depois da terça a próxima nota é a quinta justa (sol), podemos dizer então que foi utilizada a tríade do acorde de dó maior acrescida de uma nota de aproximação cromática.

No terceiro tempo do compasso em diante temos a fundamental uma oitava acima seguindo para a nona maior (ré), voltando para a sétima maior (si) e finalizando na fundamental.

Este tipo de frase é bom para iniciar ou finalizar um solo ou um trecho de um solo longo. Mais tarde veremos que as frases que podem ser aplicadas sobre acordes maiores também poderão ser aplicadas sobre os seus respectivos acordes relativos, mas por enquanto, apenas deixe elas "embaixo dos dedos"!

Lembre-se de estudar a frase em todos os tons e todas as dicas de estudo lá na postagem da Frase #1!

Um forte abraço e bons estudos!

#Bebop #Frases #Improvisação #BebopBible #Jazz

34 visualizações

MP

© 2014 Marcelo Pereira. Todos os direitos reservados. 

  • YouTube ícone social
  • Facebook Social Icon