• Marcelo Pereira

C7M - Frase #12

Atualizado: Jun 17


Adaptação de frases melódicas do livro Bebop Bible de Les Wise. Para ver o livro completo no Scribd clique aqui.

Lista de frases

Na frase de hoje, começaremos com a fundamental em sentido descendente usando notas diatônicas (notas da escala) até a quinta justa (nota sol).

No terceiro tempo do primeiro compasso existe um recurso muito utilizado na linguagem do jazz, principalmente no bebop, que são as notas de aproximação. Elas são um recurso para embelezar o fraseado e sair do lugar comum de só usar notas da escala ou notas do arpejo. No exemplo abaixo, encontramos o que os jazzistas chamam de "aproach notes and enclosure", vamos aproximar a nota alvo e "cercar" ela com notas de aproximação que podem ser tanto cromáticas quanto diatônicas. A nota alvo é a terça maior (mi) e foi utilizada uma nota mais aguda que é a quarta justa (fá) e uma nota de aproximação cromática (ré sustenido) para só então tocar a terça maior (mi). Logo após a terça maior tocamos a tônica (dó) iniciando um padrão de terças descendentes que continuará no próximo compasso.

O segundo compasso continua com o padrão de terças descendentes com notas da escala diatônica (Jônio) até a quinta justa (sol), quando interrompe o padrão e finaliza com a sexta maior (lá).

Lembre-se de estudar a frase em todos os tons e todas as dicas de estudo lá na postagem da Frase #1!

Um forte abraço e bons estudos!

#BebopBible #Jazz #Frases #Solo #Bebop #BebopBible

31 visualizações

MP

© 2014 Marcelo Pereira. Todos os direitos reservados. 

  • YouTube ícone social
  • Facebook Social Icon