• Marcelo Pereira

Escalas Pentatônicas - parte 3 (ciclo de quartas)

Atualizado: Jun 17


Continuação dos estudos da escala pentatônica. Lembre-se que esta escala é muito versátil e muito usada em vários estilos de música pop, reggae, rock, blues, etc. Então, temos que estar com as digitações em dia! Vamos lá!

Posts relacionados

Escalas Pentatônicas - parte 1

Escalas Pentatônicas - parte 2

Para que você consiga transportar os "desenhos" das pentatônicas para outras tonalidades, o exercício mais indicado é sempre o estudo nos ciclos de intervalos de quartas justas, também chamado de Ciclo de Quartas.

O estudo através dos ciclos de quartas nos obriga a passar por todos os tons, reforçando o "mapeamento" do braço do instrumento.

A minha proposta do estudo de pentatônicas neste post, é fazer o ciclo de quartas somente com um "desenho" de pentatônica por tonalidade.

O nome que daremos aos desenhos será a posição da Tônica dentro do desenho. Esta posição será definida por qual dedo irá tocar a tônica e em qual corda ela estará localizada dentro do desenho.

Através deste método, você poderá tocar e se localizar rapidamente em qualquer tonalidade e em qualquer região do braço do instrumento.

O Ciclo de Quartas

Vamos fazer o estudo partindo da pentatônica de Am, logo temos que encontrar a tônica da escala, nota. Vamos usar como base a nota localizada na corda Mi e vamos posicionar a mão de maneira que toquemos esta nota com o dedo um, assim teremos o que eu chamo de "Digitação Dedo um, Corda Mi", que eu abrevio da seguinte maneira: D1-CE

Pentatônica de Am - Digitação Dedo 1, corda Mi (D1-CE)

Pentatônica de Dm - Digitação Dedo 1, corda Lá (D1-CA).

Pentatônica de Gm - Digitação Dedo 1, corda Ré (D1-CD).

Pentatônica de Cm - Digitação Dedo 4, corda Mi (D4-CE).

Pentatônica de Fm - Digitação dedo 4, corda lá (D4-CA).

A sequência ficou assim:

1 - D1-CE (Digitação Dedo 1, Corda Mi)

2 - D1-CA (Digitação Dedo 1, Corda Lá)

3 - D1-CD (Digitação Dedo 1, Corda Ré)

4 - D4-CE (Digitação Dedo 4, Corda Mi)

5 - D4-CA (Digitação Dedo 4, Corda Lá)

A partir de agora, seguindo o Ciclo de Quartas, a próxima tonalidade será Bbm. Posicione o dedo um sobre a nota Bb localizada na corda Mi (casa 6), tendo assim o primeiro desenho da sequência novamente, o desenho D1-CE, assim, é só repetir a sequência dos desenhos que você terá o ciclo de quartas. Sempre que terminar o último desenho (D4-CA), é só posicionar o dedo um, uma casa acima (acima em música é ir para a região aguda!) e começar a sequência novamente.

Faça devagar até decorar bem e vá falando mentalmente em qual tonalidade que você está. Não é um exercício de velocidade dos dedos, mas de velocidade de memória!

Pratique bastante e bons estudos!

#Pentatônica #CiclosdeQuartas #Escalas

508 visualizações

MP

© 2014 Marcelo Pereira. Todos os direitos reservados. 

  • YouTube ícone social
  • Facebook Social Icon