• Marcelo Pereira

Afinação

Atualizado: Jun 17


"- Mas eu já afinei em casa professor!"

Negativo malandro! Quando você põe o baixo na capa, ou no case, a maneira como você toca (bends, slap, etc...), ou simplesmente uma variação de temperatura pode desafinar o seu instrumento. Tem que conferir esta afinação aí!

Todo mundo afinado? Então vamos lá!

Existe a afinação tradicional dos instrumentos e as afinações alternativas, que é quando o músico busca explorar novas sonoridades e outras possibilidades de digitações. Neste post vamos nos ater à afinação tradicional básica.

Vamos numerar sempre da corda mais “fina” para a mais “grossa”, a mais "fina" em uma baixo quatro cordas é a corda Sol (G), então ela será a corda 1 e assim por diante.

Em um baixo de cinco cordas a corda mais "fina" continua sendo a Sol (G) e, a mais grossa, agora é a corda Si (B).

Em um baixo de seis cordas a corda mais "fina" é a corda Dó (C) e, a mais grossa, continua sendo a corda Si (B).

Para quem está começando agora a aprender a tocar contrabaixo, eu sugiro ter por perto um afinador eletrônico, sempre estudar com o instrumento bem afinado já irá treinar o seu ouvido, a sua percepção musical e, futuramente, você poderá afinar "de ouvido" naturalmente.

O afinar "de ouvido" será matéria de um outro post. Agora vamos conhecer alguns afinadores eletrônicos.

Afinadores Eletrônicos

Afinador em Formato Pedal

Este tipo de afinador funciona plugado (baixo - pedal - amplificador), quando você for afinar , ou simplesmente conferir a afinação, ele corta o sinal do baixo com a caixa e você poderá afinar o instrumento tranquilamente, entre uma música e outra durante uma apresentação. Existe pedais somente para a afinação e existem pedaleiras de efeitos que vem um afinador embutido.

Vantagem - Bom para o palco. Geralmente a afinação é bem precisa.

Desvantagem - Preço.

Afinador de pressão (ou afinador de "clip")

Estes afinadores funcionam captando a vibração da madeira do instrumento e mostrando as notas no seu display. Você nem precisa estar com o baixo ligado a um amplificador e mesmo se estiver, pode estar com o volume no mudo que ele funcionará do mesmo modo.

Vantagem - Bom para o palco. Pequeno, fácil de transportar. Preço.

Desvantagem - A afinação nem sempre é muito precisa, varia muito de marca para marca.

Afinadores Digitais

Estes afinadores podem funcionar tanto plugados (mais preciso) ou captando o som, pois na maioria dos modelos tem um pequeno microfone embutido; neste caso você precisa estar com o baixo plugado a um amplificador.

Vantagem - Precisão na afinação. Vários modelos oferecem junto um metrônomo também, o que o torna ideal para estudantes.

Desvantagem - Preço. (Nem tanto assim também né! Não seja pão duro!)

Aplicativos de afinadores eletrônicos

Mas presta isso? Olha, acredite, existem uns muito bons sim! Você só precisa baixar um no seu celular e usar. Existem dezenas de modelos e a grande maioria gratuitos. O baixo precisa estar ligado em um amplificador, o aplicativo faz uso do microfone do seu celular. Eu gostei deste aqui.

Vantagem - Gratuito.

Desvantagem - Não dá para usar no palco. (Celular na mão deixa para a platéia!)

Agora não tem mais desculpas para não afinar o seu baixo!

Até a próxima!

#Afinação #Pedaleira

528 visualizações

MP

© 2014 Marcelo Pereira. Todos os direitos reservados. 

  • YouTube ícone social
  • Facebook Social Icon